• Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

Endereço

____

Rua Filinto de Almeida 42

Cosme Velho - Rio de Janeiro RJ

Contato

____

contato@z42.com.br

+55 21 9 8148 8146

Z42 Arte

____

Centro Cultural ZZ Ltda

CNPJ 19.120.529/0001-77

Z42 Arte Contemporânea

Aceitamos

____

A Máquina do Mundo

24 setembro a 24 fevereiro 2017

"Vês Aqui a grande Máquina do Mundo,

Etérea e elemental, que fabricada

Assi foi do Saber, alto e profundo,

Que é sem princípio e meta limitada.

Quem cerca em derredor este rotundo

Globo e sua superfície tão limada,

É Deus: mas o que é Deus, ninguém entende,

Que a tanto o engenho humano não se estende."

Luís de Camões

"A Máquina do mundo se entreabriu

para quem de a romper já se esquivava

e só o de ter pensado se carpia.

Abriu-se majestosa e circunspecta,

sem emitir um som que fosse impuro

nem um clarão maior que o tolerável...".

Carlos Drummond de Andrade

1/18

A mostra coletiva “A Máquina do Mundo” inaugurou os 5 espaços expositivos da Z42, com a curadoria de Sergio Mauricio Manon e Clara Reis,

 

Inspirados no poema de Carlos Drummond de Andrade e Camões, e na fortuna crítica sobre eles, Sergio e Clara instituíram as figuras dos dois grandes poetas da língua portuguesa como uma espécie de curadores imaginários. A fim de trazer o tempo poético para o processo criativo da mostra, os curadores organizaram rodas de leitura e análises sobre os poemas entre os artistas.

 

Seguindo a linha editorial da SANTART, a mostra está integrada por múltiplos artistas e curadores. Fruto de uma imersão e mediação dos curadores  entre os artistas residentes da Z42 ARTE e alguns da coleção do Fábio Szwarcwald. O resultado é uma narrativa poética que mescla o verbo e as imagens, na tentativa de capturar o espírito do tempo: Zeitgeist.

 

Artistas :: Cadu, Conrad Schawcross, Charlie White, Erwin Wurm, Erika Harrsch, Henrique Oliveira, Isaque Pinheiro, Jorge Barata, José Bechara, João Castilho, Maria Lucia Fontainha, Mauro Piva, Mariana Palma, Marcio Atherino, Reginaldo Pereira, Rodolpho Parigi, Rona, Sergio Mauricio, Talitha Rossi, Katia Wille e Walmor Corrêa.

 

Universos paralelos :: A experiência da “Máquina do Mundo” vai além de uma exposição convencional nas galerias expositivas. Todos os espaços da Z42 foram concebidos como ambientes para mostras - como objetivo de convidar o expectador para uma imersão artística. Os 7 artistas residentes apresentam uma montagem especial em seus ateliês, batizados de Universos Paralelos e o espaço do colecionador Fábio Szwarcwald abriga uma mostra do Projeto Aurarte.