HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DA PALAVRA
com Fernanda Lopes

Parte do estudo crítico da história da arte pode se dar hoje a partir da configuração e reconfiguração dessa história a partir de diferentes chaves de leitura. Este curso sugere uma leitura possível, considerando o uso da palavra por parte dos artistas como fio condutor. Diferentes discussões plásticas e estéticas serão abordadas a partir do estudo de possibilidades plurais de uso da palavra. A palavra como em seu significado, processo de escrita, presença do outro, dimensão sonora, além de concepções mais conceituais, como a apropriação da legenda como parte do trabalho e a discussão da autoridade dos textos de curadoria, crítica de arte e divulgação, entre outros em uma exposição – ou mesmo outros tipos de texto (como discurso político e matérias de jornal) fora do campo da arte. Serão apresentadas e discutidas obras desde a arte medieval até a produção contemporânea, brasileira e internacional. A partir delas, será discutido o uso da palavra na produção artística e as diferentes concepções e materializações que ela assume ao longo do tempo.

Público-alvo: interessados em história da arte 

Vagas: Até 30 alunos

 

Investimento: R$ 300,00 

Duração: 4 meses 

Início das aulas: dia 15 de Abril (quintas-feiras, das 19h30 às 21h30)

Aulas a serem realizadas pela plataforma Zoom.

 

Formas de pagamento: cartão de crédito via PagSeguro pelo site. Transferência e depósito bancário a ser solicitado por e-mail: contato@z42.com.br

Sobre a professora

Fernanda Lopes

Crítica de arte e pesquisadora, é doutora pelo Escola de Belas Artes da UFRJ. Organizou, com Aristóteles A. Predebon, do livro Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (2016), e é autora dos livros Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970 (2012) e “Éramos o time do Rei” – A Experiência Rex (2006). Foi Curadora Assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020) e Curadora Associada em Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2010-1012). Em 2017 recebeu, ao lado de Fernando Cocchiarale, prêmio da ABCA pela curadoria de exposição Em Polvorosa - Um panorama das coleções MAM-Rio.

QUERO FAZER O CURSO

1º PASSO: FORMULÁRIO

 

Preencha o formulário abaixo:

Agradecemos o preenchimento de formulário!

Agora finalize a sua inscrição com o pagamento do curso (2º passo) 

2º PASSO: COMPRA
Aceitamos também pagamento via depósito/transferência bancária, basta preencher o formulário e nos enviar um e-mail solicitando as informações para pagamento.