IMAGEM, MÍDIA E DESMATERIALIZAÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA com Thiago Fernandes
O curso aborda a crescente desmaterialização e efemeridade nas artes visuais a partir de meados do século XX, com o advento da performance, arte conceitual, land art, intervenção urbana e outras práticas que privilegiam eventos, ideias e ações em detrimento de objetos físicos. A ênfase do curso são os usos das imagens técnicas (fotografias, filmes, vídeos) em práticas artísticas e curatoriais, além do debate em torno do estatuto das documentações visuais na arte contemporânea.
Vagas ofertadas: Sem restrições.
Metodologia: Aulas expositivas e interativas com análises de imagens e textos.
Investimento: R$ 160,00.
Duração e carga horária: 3 aulas com 2h de duração (total: 6h)
Dias e horários: 11, 18 e 25 de Março. Quintas-feiras de18h às 20h.
Aulas a serem realizadas pela plataforma Zoom.
Formas de pagamento: cartão de crédito via PagSeguro pelo site. Transferência e depósito bancário a ser solicitado por e-mail: contato@z42.com.br
Sobre o professor
Thiago Fernandes
É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ, na linha de pesquisa História e Crítica de Arte, e mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu a dissertação “Entre a (auto)destruição e a sobrevivência da imagem: intervenção urbana, mídia tática e a performatividade do registro do efêmero”. Possui graduação em História da Arte pela UFRJ e em Design Gráfico pela Estácio. É crítico de arte e curador independente. Desenvolve pesquisas em arte contemporânea brasileira, crítica, teoria da imagem, intervenção urbana e estudos expositivos, com ênfase na virada do século XXI.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5009686049893917
Textos publicados: https://ufrj.academia.edu/thiagosmfernandes
Blog (crítica de arte): https://nuvemcritica.com/
QUERO FAZER O CURSO
1º PASSO: FORMULÁRIO
-
Preencha o formulário abaixo: